Como usar o Micrsoft Teams de graça na sua empresa

Se tem uma coisa que eu adoro no Office 365 é o Microsoft Teams. O Teams é uma ferramenta de comunicação instantânea criada pela Microsoft com o foco em Times de trabalho (conforme o nome diz). Sim para quem conhece o Slack é quase a mesma coisa. Digo quase por que, em minha opinião, o Teams é melhor, pois diferente do Slack, ele não é só focado em conversa em grupo, as conversas individuais são tão excelentes quanto as em grupo.

O Microsoft Teams tem várias vantagens por ser um produto que faz parte do Office 365, se integra diretamente com o Exchange, Outlook Groups, Sharepoint e até mesmo o Skype for Business. Rumores indicam que no futuro a Microsoft deve descontinuar o Skype for Bushiness e manter apenas o Teams, o que eu acharia excelente, pois além de ser uma ferramenta mais bonita, mais leve e com mais recursos, o Backend é muito mais simples, visto que não temos uma instância de um Skyper for Business server rodando.

Então para quem não conhece o Microsoft Teams e quer testar gratuitamente em sua empresa a Microsoft deu uma colher de chá e criou uma instância do serviço completamente gratuita. Mas em um grande, gigante, porém. Essa versão do Microsoft Teams Gratuita só funciona para quem ainda não é assinante do Office 365. Se você tem uma instância do Office 365 já em funcionamento não tem como testar o Teams de Graça. Bom com esse aviso vamos ao passo a passo.

O primeiro a ser feito é ir no site do Microsoft Teams Gratuito para inciar o processo.

Clique em “Inscreva-se Gratuitamente”
Coloque seu endereço de Email e clique em “Configurar conta”

Se você já tiver uma conta Microsoft associada ao seu email o site vai usar essa conta, se não ele vai configurar uma conta Microsoft pra você. Como eu já tinha uma conta não vou entrar nesses detalhes.

Coloque o nome da empresa e depois clique em “Próximo”
Pronto, simples assim. Clique em Baixar aplicativo para Windows se quiser ou usar a versão Web do Teams

O processo é muito simples, sem nenhum segredo. Agora só resta você adicionar os outros membros do seu time ao aplicativo, para isso você deve convida-los através do próprio Teams.

Clique no último botão a esquerda e abaixo, “Convidar…”
Na caixa de convite coloque os Emails e nomes das pessoas que estão sendo convidada e clique em “Enviar convite”

Você pode convidar quantas pessoas quiser, inclusive pessoas fora da sua organização.

Com isso você e seus colegas ja podem usar uma das melhores ferramentas de comunicação da atualidade.

Eu faço um desafio a quem ler esse post. Testem o Microsoft Teams, eu desafio quem testar não implementar como sistema padrão de conversação da empresa de vocês.