Como Instalar o Microsoft Hyper-V Server 2019

Ontem postei um artigo que como testar os produtos Microsoft de maneira gratuita. Entre esses produtos está o Microsoft Hyper-V Server, o sistema operacional dedicado a Virtualização 100% gratuito que é disponibilizado pela Microsoft. Hoje vou ensinar como instalar o Microsoft Hyper-V Server 2019. Em um tutorial no futuro vou ensinar também como configurar o sistema para um cluster de Virtualização.


Escolha as opções de idioma e clique em “Avançar”.
Clique em “Instalar agora”.
Clique em “Aceito os termos de licença” e depois em “Avançar”
Como é uma nova instalação escolha a segunda opção: “Personalizado: instalar somente a versão mais recente do Hyper V Server (avançado)”
Para nossa primeira instalação vamos apenas selecionar o disco e clicar em “Avançar”.
Aguarde a conclusão da instalação.
Após a instalação o servidor irá reiniciar e solicitar para trocar a senha.
De “OK”
Coloque a senha de Administrador.
Confirme a alteração de senha e selecione “OK”.
Pronto, Hyper-V Server Instalado.

Lembrando a todos que o Hyper-V server é uma edição customizada do Windows Server Core, sendo assim ele não possui uma interface gráfica para configuração / utilização. Todo o gerenciamento do servidor deve ser feito via ferramentas de linha de comando como o PowerShell ou até mesmo ferramentas de gerenciamento remoto como RSAT ou o novo Windows Admin Center.

No próximo post vou mostrar como fazer as configurações básicas para um servidor Hyper-V em cluster utilizando as novas metodologias de hardware convergente.