Windows 10 Mobile: O melhor sistema operacional móvel que você nunca vai usar

Windows 10 Mobile: O melhor sistema operacional móvel que você nunca vai usar

O tempo passa e não adianta, eu não consigo gostar do Android. O sistema evoluiu muito de sua primeira interação até hoje, mas aquelas coisas típicas de Android me fazem fugir muito desse sistema. Isso me força a ser um dos poucos que eu conheço que ainda se mantém fiel ao Windows 10 Mobile, mesmo não tendo acesso a nenhum novo dispositivo com o sistema.

Até hoje estou preso no meu já velhinho, mas lindo, Lumia 930. Um aparelho com praticamente 3 anos de vida já (não digo do meu telefone e sim da linha 930) mas que graças ao belíssimo e fantástico Windows 10 Mobile parece que tenho um aparelho novinho em folha, super atualizado tecnologicamente.

A Microsoft, desde quando ela desistiu do mercado mobile, vem de maneira constante e surpreendentemente acertada, melhorando o Windows 10 Mobile. Quem tiver o prazer de pegar o sistema para trabalhar hoje vai encontrar, sem a menor sombra de dúvidas, o melhor sistema operacional móvel do mercado atualmente. Milhares de recursos e todos com aquela magia que todos queremos, recursos que apenas funcionam, sem frescura, sem milhares de passos para configurar, sem adivinhações por que coisa x funciona em um telefone mas não funciona em outro.

Acontece que nada disso importa, pois como eu disse no título. O Windows 10 Mobile é o melhor sistema operacional móvel que você nunca vai usar. E o motivo disso é simples: Não, não é a falta de aplicativos, o motivo que você não vai usar o Windows 10 Mobile é que você não vai poder comprar aparelhos com Windows 10 Mobile. Não que esses aparelhos sejam caros ou coisas do tipo, e sim por que eles simplesmente não existem.

Lá na terrinha do Tio Sam ainda é possível comprar o Lumia 950, mas aqui no nosso belo Brasil o aparelho mais atual ainda vendido é o Lumia 640, sim um aparelho Low End de anos atrás. A Microsoft abandonou o mercado Mobile e com vontade, o que me faz ficar confuso com a estratégia. Atualizar e fazer o melhor sistema operacional Mobile que existe, mas para não vender ele com nenhum aparelho.

Muitos vão dizer: “Mas Fabio, ta chegando o Suface Phone, todos os rumores indicam que ele chega em [coloque a sua data aqui]”. Cara não interessa se você acredita nessa baboseira de Surface Phone ou não, afinal mesmo que se esse aparelho existisse de fato e fosse produzido, ele não chegaria ao Brasil. Olhem os Surface Computadores/Tablets, existem a vários anos, já se provaram um sucesso de vendas mas no Brasil nem cheiro desses dispositivos. Quem acredita que isso será diferente com um possível Surface Phone está se iludindo.

Espero, mas espero muito mesmo, que a Microsoft crie vergonha na cara e volte de vez para o mercado Mobile ao invés de ficar brincando de fazer sistema. Pois eu sei que meu 930 não vai durar muito mais e quando ele acabar eu não quero me ver forçado a comprar um Android só por que a MS desistiu de fazer telefones.

Foto: MSPoweruser

6 Comentários
  1. Rafael Lima 4 meses atrás

    Eu tive que adquirir um Xiaomi Mi4, um celular com Android, pois não tinha opção de comprar um celular bom com Windows aqui no Brasil. Meu anterior era o Lumia 640 XL, mas não quero mais telefone de 1GB de RAM. Por pouco tempo, usei o Windows 10 no Mi 4. O desempenho estava bem melhor do que na versão com Android, mas por se tratar de uma versão de testes e algumas funções (como as notificações por LED) não funcionarem, fiquei preso no Android. Não quero que a Microsoft lance mais aparelhos. Quero que as parceiras das quais ela fala tanto lancem uma linha completa de smartphones Windows, desde o básico até o avançado, e que tenha alta disponibilidade. Alcatel e HP entraram timidamente nesse mercado.

  2. Raffael 4 meses atrás

    Meu 830 deu pro mundo, tive que voltar pro Android, sistema evoluiu, mas sinto enorme falta do meu Windows.

  3. Igor Costa 4 meses atrás

    Eu concordo contigo Fábio, a Microsoft está deixando, principalmente os Brasileiros, confuso. E se levarmos em conta que o Windows Phone 8 estava muito forte aqui se comparado com os demais mercados, ficando na frente do todo poderoso iOS… É mais confuso ainda entender porque a Microsoft não investe mais no setor de tecnologia móvel daqui. Ou mesmo porquê as parceiras da Microsoft não investem… O nome Lumia estava, e ainda está, tão forte aqui que se fosse o caso uma HP ou Lenovo da vida poderiam comprar o direito da marca e lançar aparelhos aqui. Muito mais lucrativo do que investirem, exclusivamente, no Android. A HP, com sua força no mercado de computadores, poderia casar muito bem com o Windows 10 Mobile aqui.

    Enfim… Fico na mesma, enquanto meu Lumia 930 sobreviver.

  4. ANDRIW 4 meses atrás

    Eu tinha esre mesmo preconceito com os Androids na época em que eu usava meu Lumia 820. Foram dois anos e meio de uso. Por dificuldades de achar um Lumia no final do ano passado, me ví obrigado a migrar para o Android, comprando um Redmi 2, da Xiaomi. No começo foi um pouco difícil porque estava acostumado aos quadradinhos. Mas digo que hoje o Android me deixou muito mais funcional que há um ano atrás.
    A forma como a Microsoft vem conduzido à evolução do sistema só me faz ter certeza da escolha que fiz.

  5. M4IN 4 meses atrás

    “E o motivo disso é simples: Não, não é a falta de aplicativos…”
    .
    Sim, é sim. =p
    .
    Todo o restante do problema é decorrente da falta de apps (ou, ao menos, apps bons). Ora, se houvesse apps (ou, ao menos, apps bons), a demanda sobreporia a oferta e não haveria motivos da Microsoft abandonar o mercado.
    .
    A maioria das reclamações que vejo são: “o aparelho é lindo, a câmera é ótima… mas o app x, y ou z são ruins ou não tem pro Windows Phone”.
    .
    Eu amo o Windows 10 Mobile (Já tive um Samsung Omnia W, Lumia 900, Lumia 520 e, atualmente, um Lumia 930), mas a política da Microsoft no sistema mobile mais uma vez falhou miseravelmente. Pela quarta vez ela deixou seus consumidores no limbo (Windows Mobile, Windows 7, Windows 8 e Windows 10 Mobile).
    .
    Eu espero que, com essas novas API’s que fazem quase 100% da compilação de código de conversão de iOS para WM deslanchem, pois eu (assim como muitos, imagino) não gostaria de partir para iOS ou Android. =/

  6. Ricardo De Krishna 3 meses atrás

    O chamado mato sem cachorro. O pior que existe a página na MSFT Brasil do 950 e 950XL, inclusive com link ativo para a compra, só que o link acaba em uma página não encontrada. AH, afora o eterno ‘Em Breve’.

Envie uma Resposta

©2017 vNext. Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account