NextCast 34: Microsoft, assim fica difícil te defender!

NC34

Após longos meses, o NextCast voltou! E para recomeçar com o pé direito, decidimos falar sobre o assunto que mais rola nos blogs e canais voltados ao universo Microsoft. O Windows Phone Mobile ainda tem futuro? Por que a Microsoft não prioriza assim tanto o seu próprio sistema em relação ao Android e iOS? Você vai continuar ainda no Windows Mobile ou também irá trair o movimento?

Acompanhe as opiniões, elogios e rages do Fábio Teixeira, Arlys Souza, Brunno Pleffken e Filipe Machado.

Download do arquivo MP3: NextCast 34: Microsoft, assim fica difícil te defender!

Seja um Patreon deste projeto, e entre para nosso grupo do Facebook e do Telegram, além é claro de ajudar com o NextCast, tudo isso por uma doleta somente: patreon.com/nextcast

  • 00:00:00 Introdução
  • 00:01:35 Recados
  • 00:04:40 Início da Pauta
  • 00:47:34 Relato da traição
  • 01:04:20 Contatos
  • 01:07:45 Erros de Gravação

Informações Adicionais

Músicas do Podcast

Edição

Vitrine

15 Comentários
  1. Alexandre Dias 1 ano atrás

    É incrível como ninguém entendeu ainda a estratégia da Microsoft.
    1) Ela abandonou o mercado móvel (hardware), fato.
    2) Ela vai focar onde ela nada de braçada (PC, Tablet)
    3) Popularizando o Windows 10 para PC e Tablets ela vai atrair mais desenvolvedores para a plataforma (UWP)
    4) Atraindo mais desenvolvedores, isso se traduz em mais aplicativos (UWP)
    5) Desenvolvendo aplicativos para Windows 10 (UWP), você já está desenvolvendo pra plataforma móvel
    6) Bingo, assim você traz mais aplicativos para plataforma móvel e automaticamente ela evolui.
    7) Se isso vai dar certo, só o tempo dirá, mas a estratégia está clara.

    • Arlys Souza 1 ano atrás

      Eu entendo essa “teoria” do que as pessoas imaginam que seja… Mas acho que isso não impede a Microsoft de lançar mais aparelhos, ou de expandir o mercado dos Lumias. Ela está abrindo espaço pra concorrência, um espaço que já minúsculo no marketshare mundial de smartphones, o que não considero uma estratégia muito inteligente.

      Até porque, se uma pessoa migra pro Android POR FALTA DE OPÇÃO de Lumias, e percebe que ele consegue usar os serviços da Microsoft normalmente, qual seria o sentido em arriscar no OS que se decepcionou novamente?

    • Guilherme Torrentes 1 ano atrás

      Todos entenderam isso, o problema é q essa teoria ABANDONA os usuários atuais, meu Lumia 930 ta sem suporte algum em questão de firmware. RESULTADO: bateria não dura NADA no Windows 10, aliás, cm o windows 10 ela foi pro saco. E ai ? Como fica? Não tem lançamento de celular, pra onde eu corro? Pra concorrência provavelmente …. Mesmo querendo continuar no windows.

  2. Jardson Baia 1 ano atrás

    Saudade da voz desse pessoal. Manda salve pra Quixeramobim-CE. hehehe.

  3. Guilherme Torrentes 1 ano atrás

    Acho que todo mundo que usa o WP pq gosta ta com o mesmo sentimento de vocês. Estou com o meu 930 com o windows 10 versão estável e ta uma sofrência só, bateria NÃO dura, celular frita ovo o dia todo, quente pra cacete, 3 cargas que eu dou nele por dia pq ele n ta aguentando. Ir para o android? Tenho bloqueio por aquele design do sistema deles, tudo muito complicado, paginas e paginas e nada simples. iPhone 6 custa 3mil reais e eu ainda não ganhei na mega. TA COMPLICADO HAHAHAHA. Agr… cada dia q passa eu desejo mais um 950 tanto qnto desejo trair o windows e pegar um outro sistema. :(

  4. Deilan Nunes 1 ano atrás

    Finalmente voltou!!!!! Espero que o próximo não demore…

    Hj eu estou usando um aparelho Android, e não cinto tanta falta do Windows phone assim…
    Pra min, a MS já deveria ter acabado com a linha lumia e colocar um selo de beta no Windows 10 mobile( ela já trata o sistema como se fosse beta, Deveria pelo menos oficializar isso)

    No próximo epi do nextcast poderiam falar sobre essa nova estratégia de Xbox… Xbox one 2016.. 2017… Essa prática que pelo jeito a Sony tbm vai copiar..

  5. Ruan Victor 1 ano atrás

    A Microsoft não abandonou o mercado móvel, ele apenas não existe mais para ela, como assim: Tudo é universal, não exite mais Windows RT, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1.
    Agora é tudo uma coisa só, sem choro nem vela.
    A microsoft, está dando espaço para as EOMs assim como fez com mercado de 2 em 1, ah não lançar nada mais do dois modelos de Surface por ano.
    Mais ela tem errado quando falamos dos dispositivos dela própria.
    1° 950 ambos só OK! nada mais que isso, não tem nenhuma surpresa ou criatividade.
    2° 650 um ‘mid-end’ que está mais pra low-end do que todos no mesmo valor, O bonitinho mais ordinário da microsoft! Inferior ao antecessor.
    3° 550 o erro, simplesmente isso, um smart que pede seu mercado para o 650 que é mais bonito, assim como a Nokia fazia.
    Como eu acho que deveria ser.
    1° 950 Ok!
    2° 750 ( Tela HD, Mim 2GB Ram e 16GB ROM entre 4,7 e 5° design Premium estilo 650 e um snap 4xx ou 6xx
    3° 550 mais não o que foi lançado o 650 com nome de 550 que é o que ele merece.
    Isso tudo sem entrar no mérito de não terem chegado no brasil….

  6. Rubens Mateus Padoveze 1 ano atrás

    Vamos ver grande noticias quando a continum funcionar a todo vapor. Até lá ela vai cozinhar em fogo brando. Sobre dispositivos, ela vai lançar modelos de guia nada de super tope. Vejam o novo HP aquilo sim é uma baita execução!!! Usando continum de forma brilhante e inovadora. Se acostumem em ela ser um pano de fundo para empresas parceiras e para os clientes, mas sempre presente. E ela quer que amemos ela, como apple faz, então ela precisa lançar algo bom mesmo, até ter algo diferente e cativante ela vai ficar quieta é como um namora melhor se declara logo do que ficar com esperançar vagas e frustrantes.

  7. Ricardo De Krishna 1 ano atrás

    Windows Phone/Mobile = Zumbi?!

  8. William Mirandêz 1 ano atrás

    Uma coisa que me deixou bem chateado foi a falta de opção para comprar a cover shell do meu 730 que trincou.
    Só duas lojas em São Paulo e somente uma, “UMA”, atende o telefone. O valor R$110,00.
    Solução… comprei uma da china de boa qualidade. Aparelhos antigos a Microsoft simplesmente são mesmo largado
    de lado. Se der caca no futuro do windows mobile eu estarei tentado a migrar para o ubuntu phone. Se é para integrar
    o sistema que seja com o Ubuntu.

  9. João Victor 1 ano atrás

    Abandonei o WP a um ano. Tinha um 820 que estava com problema no microfone, troquei por um moto g2 por causa dos aplicativo que não tinham no WP. O WP é um excelente SO com aplicativo ruins, e desenvolvidos nas coxas. O Android é um SO ruim com aplicativos excelentes. Com pouco mais de um ano de uso já estou precisando trocar o celular já que ele esquenta e trava o tempo todo.

  10. Kassiano Santos 12 meses atrás

    Primeiramente, quando eu falei que era extremamente lógico lançar os apps universais como o Office no Xbox ONE vocês fizeram piada que não tinha lógica, bem, a Microsoft concorda comigo… parece que o jogo virou não é kiridinhas? Hahahahhaa
    Não sei qual a dificuldade de vocês entenderem o que falei, NINGUÉM vai ligar o Xbox pra usar o office, mas CASO um dia você tenha que entregar um relatório, por exemplo, e seu pc queimar, é bom saber que você vai poder usar o Xbox ONE como um step, que o console tem essa versatilidade que o PS4 não tem nem de longe. E isso vale pra qualquer APP.

    Dito isso, agora vamos para o Windows 10 Mobile…
    Bem, eu realmente creio que a Microsoft não está preocupada com ele por enquanto, não acho que ele vá morrer, mas também não acho que ele vá receber o investimento que precisa tão cedo. Creio que ele vá ficar nesse “coma induzido” só recebendo pequenas melhorias e estabilidade por um ano ou dois, afinal nas palavras da própria Microsoft o W10M não vai ser o foco esse ano. Creio que ela quer que o Windows Mobile cresça como consequência do crescimento do Windows 10 como um todo, daqui a um ano, com uma loja mais competitiva, com um único marktshare, AÍ ela só precisará trabalhar na plataforma Mobile, mas dessa vez já iniciando com a “faca e o queijo na mão”, uma vez que a loja, principal problema atual do Windows Mobile, vai estar melhor (espera-se). Em resumo, o W10M não é visto mais como prioridade e sim como consequência do sucesso do Windows 10 como um todo.

    Pra quem acha que o SO está bom assim e não atrapalha a falta de apps e smartphones, ok. Mas pra quem o SO atual não abrange mais, a própria Microsoft parece ter preparado o terreno pra que nenhum de seus “filhos” fiquem sem seus principais apps nas plataformas concorrentes. É quase um “não se preocupem, podem ir… venham me visitar quando quiserem”.
    Ou seja, assim como muitos, também to saindo do W10M por “n” motivos que não faltam, mas ficarem acompanhando de perto a evolução do SO pois ainda acho que, de fato, é o Sistema que mais me agrada visualmente.

  11. Eric Cordeiro 12 meses atrás

    Olá a todos. É bom vê-los de volta.
    No meu ponto de vista, a Microsoft está focando no que ela sabe fazer de melhor: software. Isso inclui o W10M e toda a estratégia de UWP e SaaS citados por vocês. Quando se trata de software, SaaS é uma ótima estratégia para conquista de terreno. Por isso builds após builds, como comentado pelo Arlys. E nesse ponto, a Microsoft, como era de se esperar, está ‘bem das pernas’.
    No quesito de hardware, no entanto, é onde está toda a controversa.
    A Microsoft está(va) se aventurando na praia da onde a Apple, Nokia (†), Samsung e cia dominam. Talvez tio Ballmer sonhasse em tornar a Microsoft a próxima Apple, onde a casadinha hardware + software traz benefícios inegáveis. E isso o fez adquirir a Nokia que sempre teve a fama de fabricar os mais robustos aparelhos. Assim a Microsoft reuniria em seu currículo todo o know-how de hardware e software necessários para o sucesso nessa área.
    Então, qual foi o que deu errado? A Microsoft perdeu o ‘time’.
    Com o tio Nadella (que diga-se de passagem, sempre foi contra a aquisição), a expressão ‘mobile first, cloud first’ apontaria para a estratégia que vemos em seus softwares, não necessariamente hardwares (o sonho era do CEO anterior). Talvez porque ele percebeu que o investimento para se correr atrás do mercado perdido versus o tempo de lucratividade não compensariam.
    O que faremos, então? Incentivamos outras OEMs a colocarem nosso SO em seus aparelhos (a Microsoft licenciou gratuitamente o W10 para fabricantes de mid/low-end) enquanto nos focamos no que realmente sabemos fazer.
    Isso não deixa de soar um tanto absurdo quando olhamos para a aquisição feita por Ballmer e, aparentemente, abandonada por Nadella. Ou seja, a Microsoft acabou com uma das principais fabricantes de celulares e parceira para nada? – Tá certo que a finlandesa já não estava lá essas coisas.
    Tudo isso soaria menos estranho se víssemos o reaproveitamento de todo esse investimento para a linha Surface o que justificaria substituir a marca Lumia pelo Surface Phone. No entanto, ao meu ver, a Microsoft está errando novamente no ‘time’ deixando um ‘gap’ onde nem temos mais Lumias disponíveis no mercado, nem Surface Phone, e a maioria das queridas OEMs não têm o que apresentar.

  12. Rogério Calsavara 12 meses atrás

    Não uso Windows Phone, mas sempre me interessei pela plataforma e por isso acompanhava as notícias sobre a sua evolução. Sempre com vontade de comprar um, mas sempre deixando pra depois, achando que não era o melhor momento. Parei de acompanhar o assunto há algum tempo e só voltei a me interessar quando vi que o Nextcast voltou. Aí fui pesquisar a quanto anda a plataforma e confesso que levei um choque. O que encontrei foi um clima melancólico de estagnação. Na verdade, pior do que estagnação. De regressão mesmo! Há um ano atrás parecia que o Windows Phone estava ganhando tração com vários aparelhos de entrada de qualidade. Eu estava começando a ver Lumias com muito mais frequência pelas ruas e uma ampla oferta de aparelhos no varejo. E agora essa situação de morto-vivo? Será que vamos ficar condenados a apenas duas alternativas de OS móvel? Lamentável!!!!

    De bom nesse momento, a volta do Nextcast. Gostei muito do programa. Que não passem de novo por um longo inverno!

  13. Bruno Medeiros 12 meses atrás

    Existe alguma rom customizada para Lumias?

Envie uma Resposta

©2017 vNext. Todos os direitos reservados.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account