Review: Nokia Lumia 520. O Windows Phone 8 mais barato do Brasil

capa

A Nokia está sem a menor sombra de dúvidas fazendo tudo em seu poder para voltar ao topo das melhores e maiores empresas de telefonia móvel do mundo. O Nokia Lumia 520 é um fruto desse esforço. O aparelho não é o melhor, nem o mais potente e nem o mais cheio de recursos smartphone do mundo. Ele tem sim suas limitações, são várias, mas todas elas existem por um objetivo, o preço. É um aparelho de extrema qualidade para a faixa de preço que ele se propõe, abaixo dos R$ 550,00. E nesse review vamos mostrar que mesmo ele sendo barato, é um concorrente a altura até a aparelhos mais caros, como seu irmão mais poderoso o Lumia 620.

Design

Todo nossos reviews de Smartphones aqui no vNext começamos pelo design. O Design é com certeza um dos pontos fortes da Nokia, e no Lumia 520 isso continua sendo verdade. O aparelho é bonito e bem construído, fazendo com que seu uso seja prazeroso. A parte de trás do dispositivo possui curvas que permitem um maior conforto na hora de segurar o aparelho, enquanto na parte da frente as “quinas” do aparelho dão uma segurança na hora de pegar. Comparando com o Lumia 620 porém, as “quinas” são um pouco mais “agudas” o que pode ser incomodo para alguns que preferem aparelhos um pouco mais arredondados.

002

A textura do plástico na parte traseira também faz um diferencial. Apesar de ser claramente um plástico de qualidade inferior ao dos outros Lumia, a maneira como foi feita a tampa traseira, uma textura que mistura um aveludado com um emborrachado, da um bom conforto ao segurar ao mesmo tempo que garante firmeza. O tamanho do aparelho também é muito bom. A tela tem 4 polegadas mas o aparelho não é grande, tem um tamanho confortável para se utilizar, inclusive por pessoas com mãos pequenas como eu, o que é uma boa surpresa nos dias de hoje, onde temos cada vez mais aparelhos gigantes.

Mas nem tudo são maravilhas no Lumia 520. O seu preço reduzido tem consequências no Design inevitáveis. Apesar da boa textura, a tampa traseira é muito fina, dando uma impressão de fragilidade (apesar de eu achar que não quebraria tão fácil), comparado com a tampa traseira do Lumia 620 fica claro a inferioridade. A tampa traseira do Lumia 620 é mais grossa e tem um tratamento bicolor, essa característica faz com que o Lumia 620 pareça (e talvez seja) muito mais firme e resistente que o Lumia 520.

001

Outro defeito da tampa traseira é o método para a sua remoção. Por tentar dar um ar de Unibody ao desing do Lumia 520, a Nokia teve que bolar uma maneira de fazer com que a tampa fosse removida e essa maneira está longe de ser fácil e intuitiva. Conforme mostrei no meu vídeo de primeiras impressões essa solução não é ideal, mas pra mim é melhor que a maneira encontrada para abrir a tampa no Lumia 620, pois arrisca menos a danificar um ativo do aparelho.

Os botões laterais do aparelho também deixam a desejar. A maneira com que eles estão presos a tampa traseira é frágil. Com o tempo pode ser que eles se soltem. Não temos como saber isso com certeza a até passar um bom tempo de uso, mas vale a dica da cautela ao manusear a tampa traseira do aparelho. Pelo menos em questão da colocação dos cartões Micro SIM e MicroSD o Lumia 520 está muito melhor que o Lumia 620, com slots mais bem posicionados e menos frágeis.

Hardware

O hardware base do Lumia 520 é praticamente o mesmo do Lumia 620, oferecendo virtualmente o mesmo desempenho, com um processador Snapdragon Dual Core de 1Ghz e 512 de RAM. Como dizemos sempre, a natureza otimizada do Windows Phone 8 faz com que o uso do aparelho seja extremamente fluido. É repetitivo eu sei, falamos isso em todos os Reviews de aparelhos com Windows Phone, mas isso é por que, diferentemente do Android por exemplo, usar o Windows Phone é a mesma coisa em qualquer aparelho, do mais barato ao mais caro, o desempenho do aparelho é ótimo, inclusive rodando jogos pesados como Asphalt 7 tranquilamente.

003

O armazenamento são os mesmos 8GB, o que trás os mesmos defeitos, enche muito rápido, mesmo com a expansão de cartão MicroSD. E na versão que testei o Lumia 520, o aplicativo Storage Check não existe  o que faz com que gerenciar seu armazenamento seja ainda mais complicado. A Microsoft e a Nokia quem quer dar um jeito logo de permitir que aplicativos sejam instalados no MicroSD e que os famigerados “outros” sumam de vez.

Por ser uma aparelho muito mais básico alguns recursos de hardware foram removidos, uns vamos falar um pouco mais a frente, mas agora vamos falar da falta da bússola. A bússola é um sensor utilizado por alguns aplicativos importantes da plataforma como o Nokia City Lens (Nokia Lentes em português). Pela falta desse sensor, esse e possivelmente outros aplicativos são inúteis, no caso do City Lens inclusive é impossível instalar o aplicativo.

004

Além da bússola, o Lumia 520 também não tem o NFC. No Brasil, (pelo menos por enquanto) a utilidade do NFC é praticamente nula, mas é um recurso legal que no futuro pode fazer falta, mas nesse momento não pesa contra o Lumia 520. Mesmo com essas limitações, o hardware do Lumia 520 é excelente, é impressionante o que a Nokia conseguiu fazer, removendo tão pouco mas baixando tanto no preço final no aparelho.

Tela

Em minha opinião esse é o ponto mais fraco do Lumia 520. Sua tela é de LCD IPS, com 4″ e resolução de 480×800 pixels. Talvez pela falta do Clearblack, a tela é inferior as telas do Lumia 620, Lumia 920 e até mesmo do Lumia 800. O contraste não é muito bom, fazendo com que os pretos muitas vezes pareçam cinza escuro. Mesmo tendo a mesma resolução do Lumia 620, por algum motivo a pixelação dos ícones parece ser bem maior. As cores são mais fracas e lavadas. O efeito de “Scanlines” que notei no Lumia 620 é muito mais forte nessa tela.

005

Todos esses defeitos acima podem ser por que o aparelho tem uma tela maior do que a do Lumia 620 com a mesma resolução. Não é que o Lumia 520 tenha uma tela terrivelmente ruim, é que comparado com os outros Lumia fica clara a inferioridade. Para quem é dono de um Lumia 710 eu diria que parece ser exatamente a mesma qualidade. Se você ficou satisfeito com a tela do Lumia 710, com certeza vai ficar satisfeito com a tela do Lumia 520, mas aqui no vNext sabemos que a Nokia podia ter feito melhor nesse quesito.

Outro defeito é que a tela suja muito mais que de outros aparelhos, não sei se faltou algum tratamento anti gordura no dispositivo ou algo do tipo, mas ele fica claramente com muito mais marcas de dedos e até mesmo aqueles resíduos da sua orelha logo após usar, sendo preciso ficar limpando direto a tela. Aliado a isso tem o fato de os botões frontais não terem uma luz como em qualquer outro aparelho, fazendo com que o manuseio no escuro fique muito mais complicado.

Mas nem tudo é ruim na tela do Lumia 520. Sua visibilidade a luz direta do Sol é boa, mesmo com seu contraste inferior. O brilho é bom, a regulagem automática do brilho funciona perfeitamente, coisa que no Lumia 620 não era tão bom. O recurso de tela super sensível funciona muito bem. No Brasil dificilmente utilizamos luvas como nos outros países  mas é um recurso interessante que pode ter utilidade para alguma pessoa.

Som e Qualidade de Ligação

Som é um outro ponto delicado para o Lumia 520. O aparelho não conta com o recurso Dobly dos outros Lumia. Com isso não tem um equalizador de áudio independente. Para pessoas que não são muito ligadas nesses detalhes isso não vai fazer muita falta, mas eu já vi muita gente reclamando dessa ausência  então é uma falta que pode fazer as pessoas pensarem duas vezes antes de comprar o Lumia 520.

Mesmo com a falta do Dobly, a qualidade do áudio, seja de músicas, seja de ligações, do Lumia 520 é boa. Não com o fone de ouvido que vem no aparelho, vamos falar disso depois, mas com um fone de ouvido de qualidade dificilmente alguém vai ter motivos para reclamar. O volume continua ótimo, ficando muito alto próximo ao nível 30. Os alto falantes parecem ser os mesmos do Lumia 620, com a mesma qualidade e nível de volume.

006

A qualidade de ligação é virtualmente idêntica a do Lumia 620, eu não senti nenhuma diferença. O áudio tem um bom volume e uma clareza de ligações muito boa. Logicamente que isso no Brasil depende muito da operadora, mas quando a operadora ajudava nenhum problema foi encontrado com as ligações de voz. Acredito que para falar no telefone (coisa que aparentemente não é o principal hoje em dia em um smartphone) ninguém vai ter o que reclamar do Lumia 520.

Câmera

Junto da bateria (que vamos falar em seguida) a câmera do Lumia 520 é sem dúvida uma das melhores coisas no aparelho. Se espera que um dispositivo nessa faixa de preço tenha uma câmera ruim, mas esse felizmente não é o caso do Lumia 520. Não que a câmera seja boa a ponto de substituir uma câmera dedicada, ou até mesmo uma Point-and-Shoot. Mas se for considerar que está pagando no smartphone menos de R$ 550,00 a qualidade das imagens é impressionante.

007

A câmera tem 5 megapixels e utiliza a mesma lente digital que o Nokia Lumia 920. Isso não garante a mesma qualidade de imagem, por que o Lumia 920 tem um sensor maior, lentes óticas Carl Zeis e OIS, mas faz com que o Lumia 520 tire boas fotos, principalmente comparado com outros aparelhos na mesma faixa de preço.

Algumas coisa no entanto atrapalham um pouco a câmera do Lumia 520. As configurações padrão fazem com que as fotos pareçam um pouco lavadas em ambientes com iluminação de “dia nublado”, mas quando a luz está em condições ideais esse problema não acontece, fazendo com que as fotos tenham cores vivas e bonitas de se ver.

Em ambientes com pouca iluminação o Lumia 520 não faz muito bonito não, ele é igual a qualquer concorrente nessa faixa de preço, e pra piorar um pouco ele não tem Flash. Como podem ver na galeria, as fotos ficam com muito ruido e as vezes é praticamente impossível enxergar algo na foto, coisa que em outras câmeras não aconteceria.

Falando de vídeo não existe nada espetacular no Lumia 520. Ele filma em HD de 720p mas com uma qualidade apenas mediana. Serve para você gravar aqueles momentos não planejados em que a câmera do telefone é a única coisa em mãos, mas não vai fazer de ninguém um cineasta.

Bateria

Se a tela e o áudio do Lumia 520 podem deixar a desejar, a bateria é um quesito onde o aparelho se superou. O Lumia 520 vem equipado com uma bateria de 1430 mAh, maior que do Lumia 620, isso com um hardware com menos recursos, fazendo com que o tempo de vida entre cargas seja algo impressionante.

Em meu uso normal eu consegui algumas vezes ficar com o aparelho ligado por 3 a 4 dias sem ter que carregar. Sobre meu uso normal, incluem ligações longas, as vezes de mais de uma hora pra minha esposa, uso de internet para checar alguns sites e Email de 4 contas diferentes com o Push habilitado. Eu só ligo o 3G quando preciso, então isso com certeza tem um impacto.

008

Com o uso um pouco mais pesado, ouvindo músicas, vendo vídeos no Youtube e jogando um pouco a duração da bateria é um pouco menor, mas sempre superou bem mais que um dia útil de trabalho. Acredito que pra fazer esse aparelho morrer antes da hora é preciso um uso muito intenso e o 3G ligado o tempo todo.

Eu não sei se toda essa qualidade da bateria se deve ao aparelho em si consumir menos, por ter menos recursos e uma bateria maior, mesmo com uma tela um pouco maior também, ou se é por que o aparelho que recebi foi novinho em folha, nunca utilizado. Todos sabemos que aparelhos novos com baterias novas tendem a durar mais que aparelhos antigos com baterias usadas.

Software

Uma ótima surpresa do Lumia 520 em termos de software é que ele veio com o Microsoft Data Sense. Aquele aplicativo da Microsoft que controla o uso da conexão de dados, compactando dados quando preciso e inclusive desligando sua conexão 3G caso seu limite seja atingido. Não sei se esse aplicativo veio somente no meu aparelho de testes, donos de Lumia 520 por favor comentem se o aplicativo existe em seus aparelhos também.

009

No meu Review do Lumia 620 eu reclamei que o aparelho não vinha carregado com nenhum aplicativo voltado ao público Brasileiro. No Lumia 520 isso mudou um pouco, somente um pouco pessoal, pois agora o aparelho vem de fábrica com o aplicativo do Buscapé já pré instalado. Devemos ver em breve diversos outros aplicativos com conteúdo nacional relevante instalados de fábrica, devido a portaria de isenção do PIS e COFINS obriga que para receber o benefício os aparelhos tenham que ter aplicativos nacionais.

De resto é o que esperamos do Windows Phone e da Nokia, aplicativos de qualidade vindos da Nokia, complementando ainda mais a experiência de uso, diferenciando a Nokia de outros fabricantes de Windows Phone como a Samsung. Aplicativos como o Cinemagrafia, Foto Inteligente e Nokia Música são boas adições e agregam valor ao produto final.

Acessórios

Realmente parece que a Nokia está fazendo o possível e o impossível para economizar nos acessórios para sua linha Lumia. Mas antes de falar mal dos acessórios que vêm de fábrica com o Lumia 520, eu tenho que falar bem de um detalhe. O Lumia 520 vem com um carregador que não precisa utilizar o cabo USB, sendo um carregador de uma peça só, o que faz com que seja possível carregar o aparelho sem ter que retirar seu cabo USB do computador (ou da mochila).

010

Mas talvez por ter dado essa colher de sopa para os usuários a Nokia resolveu contrabalançar a alegria com uma tristeza. O cabo USB que vêm com o aparelho pega emprestado o nome do seu conector, sendo um Micro cabo USB. Chega a ser ridículo  o cabo tem menos de 50 centímetros. Tudo bem que no Windows Phone 8 o uso de cabos é cada vez menos necessária  mas precisava economizar tanto Nokia?

011

Outra decepção é a mesma do Lumia 620. O fone de ouvido do Lumia 520 é ridiculamente ruim. Não possui um botão de comando (mesmo tendo uma peça central com microfone enorme), tem uma qualidade de áudio medíocre  uma ergonomia horrível e é extremamente frágil  Me repeti no que disse em meu review do Lumia 620? É por que o fone de ouvido é exatamente o mesmo do disponibilizado com o Lumia 620. Nokia, vamos caprichar um pouco mais nesses fones de baixo custo por favor.

Conclusão

Não posso dizer que o Nokia Lumia 520 é o melhor Smartphone que já utilizei, mas posso dizer que em sua faixa de preços ele é o melhor com certeza, inclusive rivalizando, em alguns pontos, com aparelhos mais caros como o seu irmão o Lumia 620. A comparação é inevitável  qual aparelho comprar, um Lumia 620 ou um Lumia 520. A resposta não é fácil, mas depende do que deseja de seu aparelho.

Se você tem um pouco mais que R$ 600,00 para comprar um Smartphone com certeza existem opções melhores. As limitações do Lumia 520, feitas para reduzir seu preço, com certeza pode ser um problema para algumas pessoas. Coisas como a falta de Flash na câmera, a falta de câmera frontal, a ausência de NFC, remoção da bússola e tela apenas regular pode ser um problema para algumas pessoas. O Lumia 620 atende essas pessoas com um preço bem acessível.

012

Já se você quer um smartphone com um bom design  ótima duração de bateria e um sistema moderno a baixo custo, com certeza o Lumia 520 é uma ótima opção. Quando se chega nessa faixa de preços o que começa a se encontrar é aparelhos com o ultrapassado Android 2.3 ou o Lumia 710, que apesar de ser legal, já está ultrapassado. Não existe nenhum aparelho, com essa faixa de preço, que oferece um bom design, ótimo desempenho, um sistema atual, excelente duração de bateria e uma grande quantidade de recursos pelo preço do Lumia 520.

Em sua faixa de preços, abaixo dos R$ 600,00, o Nokia Lumia 520 é imbatível com certeza. Se está pensando em comprar um novo smartphone agora e o orçamento está baixo ou se pretende entrar no mundo dos smartphones o Nokia Lumia 520 é a opção ideal.

Gostou? Então compre seu Lumia 520 agora a partir de R$ 490,00 clicando aqui para o preto e aqui para o branco.

 

Nerd, profissional de TI, fã de carteirinha da Microsoft e todos seus produtos. Usuário de Xbox, Windows 8 e Windows Phone. Prezo atualmente muito mais por facilidade do que pelo "Advanced". Atual Administrador e Editor Chefe do vNext.

  • http://twitter.com/EmersonMelo_ Emer

    É um bom Smartphone e tem um preço muito atrativo. E esgotou rapidamente em todos os sites de compra da internet brasileira. Cadê a Nokia se mexendo pra disponibilizá-lo em maior quantidade e variedade de cores? Tá perdendo tempo (e dinheiro, é claro), porque não falta gente querendo um desses…

  • http://www.chegadetedio.com ∞ Bristol

    Nossa, nunca tive um smartphone, meu celular atual é um X2-01, mas fiquei surpreso por 8gb ser pouco espaço para os apps, quanto pesa em média um app para WP8?

    • http://www.facebook.com/alisson.freitas2 Álisson Freitas

      Ele deve ter se expressado mau, os apps para Windows Phone pesam +- uns 10 – 20 MB (me corrijam se estiver errado), o que pode acabar com o espaço são os games!!!

      • http://www.facebook.com/fabiomoserbc Fábio Moser

        E são poucos games que são “gigantes”. De fato há alguns com 500 a 800 MB. Mas não é uma regra isso, é uma exceção.

        • rdeolindo

          Isso os apps são relativamente leves, o problema fica por conta de super jogos como o Asphalt 7, que tem 500MB+

          • http://www.chegadetedio.com ∞ Bristol

            Ah tá certo, obrigado pessoal :D
            Estou pensando em comprar esse smartphone, sou fã da nokia e do wp8/w8 mas tenho medo por conta de dizerem que tem poucos apps. :/
            Mas minha opções são ou o android low-end ou o lumia 520.

      • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

        Não me expressei mal não, se você tem uns 40 a 50 aplicativos as cosias começam a ficar complicadas, ainda mais se esses aplicativos guardam arquivos temporários no telefone de tamanhos grandes como o Youtube por exemplo. Os 8GB vão embora muito mais rápido do que se imagina.

  • adilson

    ele ta disponivel na cor preta por 500 reias a vista e frete gratis no site efacil

    http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?midia=11371&CodMer=3300596

    dai voce coloca esse cupom de desconto COLAB-52477 ganha mais 20 reais de desconto saindo por 480

    semana passado comprei ele nesse mesmo site , e avista paguei 430 reais MUITO BOM PREÇO

  • http://www.facebook.com/alisson.freitas2 Álisson Freitas

    Me desculpe fabio, mas a tela do 710 é ClearBlack, e ela não aparenta ser acinzentada como a do 520 quando está desligada (Tela bloqueada, ou com o aparelho desligado mesmo) e pelo menos pra mim, onde tem preto é preto mesmo!!!

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Acho que em 2 semanas

  • Jammerson

    Super recomendo o aparelho. Não sei se é por nunca ter usado um aparelho tão potente, mais o L520 atende todas minhas necessidades, e me considero um usuário de nível intermediário.

    Com relação ao WinPhone, é o melhor SO que utilizei até hoje, já fui user android e não tenho a mínima vontade de voltar a usar. No entanto, senti falta de algumas coisas no WP:

    - ter 2 volumes: 1 para notificação e ringtone, e outro para mídia. As vezes ao jogar eu baixo o volume, e quando alguém me liga o volume quase não dá pra ouvir xS

    - Filtrar os contatos somente com telefone: tenho quase 3 mil contatos, e se tivesse essa opção facilitaria

    Alguns outros quesitos que não lembro no momento. Mais a fluidez e experiência de uso no sistema é impressionante, mesmo com o L520, não vi um jogo ou aplicativo que ficasse engasgando ou mesmo travando.

    A Nokia e a Microsoft estão de parabéns pela parceria

    • http://www.facebook.com/fabiomoserbc Fábio Moser

      Você pode sim filtrar os contatos, fazendo com que contatos de redes sociais (Facebook, por exemplo) não sejam listadas. Ou unifica-la, caso, tem por exemplo, o contato da mesma pessoa, no Outlook, no Skype, no Facebook e no Linkedim… e pode transformar tudo isso em um contato só.

      Com relação ao volume… deve vir sim, em uma próxima atualização. O Windows Phone 8.1 chega no segundo semestre e deve trazer bastante novidades!

      • Jammerson

        dá pra filtrar por conta sim, isso eu percebi. Só que os contatos do meu chip foram sincronizados com a conta da microsoft, que tem um pouco mais de 1000 contatos e a grande minoria realmente tem número de telefone, e o só consigo achar um contato pesquisando xS

      • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

        O Windows Phone 8.1 (Windows Phone Blue) só vai chegar no inicio de 2014, já está confirmado que esse ano ele não chega. Outra coisa que não foi confirmada é os múltiplos volumes. Por enquanto apenas rumores.

    • Santo

      POR FAVOR COMPARTILHEM ESSE COMENTÁRIO!!!!
      POR FAVOR!!! PASSEM PARA A NOKIA…MICROSOFT!! ALGUÉM NOS OUÇA!!

  • http://www.chegadetedio.com ∞ Bristol

    Uma dúvida, se eu comprar um aplicativo na marketplace posso instalar em mais de um wp usando a minha conta microsoft como fazem no android?

    • http://www.facebook.com/alisson.freitas2 Álisson Freitas

      Sim, claro, assim com se vc tiver um WP7 e for migrar para um aparelho com WP 8, ou mesmo de um aparelho para outro, não irá pagar de novo!

      • http://www.chegadetedio.com ∞ Bristol

        Hm, ok, porque uma amiga minha comprou o jogo Plants vs. Zombies na play store e instalou em três galaxys, Então isso é possivel certo?

        • http://www.facebook.com/alisson.freitas2 Álisson Freitas

          sim, é possível

          • http://www.chegadetedio.com ∞ Bristol

            Obrigado! Você já usou algum smartphone com android? Do que sentiu falta no wp8?

          • http://www.facebook.com/fabiomoserbc Fábio Moser

            Acrescentando: é possível instalar em até 5 dispositivos ao mesmo tempo. =)

          • http://www.chegadetedio.com ∞ Bristol

            dá para entrar em uma conta diferente da colocada quando liga o aparelho pela primeira vez no app store sem ter que resetar?

          • http://www.facebook.com/alisson.freitas2 Álisson Freitas

            ? desculpa n entendi sua pergunta, vc quer saber se dá pra colocar outra conta pra acessar a store além da usada na hora que liga o aparelho pela primeira vez? se for a resposta é não, vc usa aquela conta para tudo, vc só pode adicionar além daquela, conta de e-mail, Facebook, Twitter, LinkedIn, e contas da Nokia (me corrijam se eu estiver errado)

    • Ednei Monteiro

      Complementando os comentários. Pode instalar e pode restaurar o backup entre os aparelhos. Eu instalei tudo o que precisava no 820. Depois loguei no 520 e restaurei o backup do 820 nele. Assim, todos os aplicativos compatíveis com o 520 foram instalados automaticamente. ;)

  • http://www.facebook.com/alisson.freitas2 Álisson Freitas

    o Lumia 720 voltou a ficar disponível na loja online da nokia, então os estoques tinha esgotado mesmo!

    Nokia Lumia 720 Branco

  • Neo Fahrenheit

    Alguém me tira uma dúvida, por favor.
    Será que o Lumia 720 vai ter a mesma pixelização desse Lumia 520?

    Acho bem desagradável atualmente olhar para uma tela e perceber os pixels…

    • Giannotti

      Tomara que não. Vou numa loja aqui testar ele logo :P

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Acho que vai ser pior, por que uma tela maior com a mesma resolução significa pixels de tamanhos maiores.

      • http://www.facebook.com/guilhermemanso Guilherme da Silva Manso

        Eu acho que não. A qualidade da tela deve ser bem superior. Vamos lembrar que tanto o 710 quanto o 800 e 900 tinham a mesma resolução e a tela melhorava quanto maior fosse o número dos modelos…

        • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

          Cara, isso não tem a menor lógica. Se você tem duas telas com a mesma resolução mas uma é maior que a outra, quer dizer que os pixels da tela maior tem que ser necessariamente maiores. A tecnologia pode ser um pouco melhor, mas a pixelação vai ser sempre pior na tela de maior tamanho.

          Lembrando que o Neo ta falando de pixelação e não de nível de contraste, brilho ou cores. E outra coisa, os Lumia 900 e 800 tinham telas de tecnologias diferentes, AMOLED, enquanto o Lumia 710 era LCD. A pixelação nos Lumia 800 e 900 eram bem maiores que no 710, mas a qualidade geral de imagem era melhor pelo maior contraste e maior brilho. Mas se levar em consideração a pixelação o Lumia 710 tinha uma tela superior ao Lumia 800.

          • Neo Fahrenheit

            Que pena. =/
            Uma grande mancada da Microsoft, sério. Porquê ela é tão vidrada nessa resolução de 480×800?

            Triste.
            Custava colocar um pouquinho maior? :(

          • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

            Isso não tem nada a ver com a Microsoft. O Windows Phone 8 suporta resoluções de tela muito maior, tanto que o Lumia 920 que estou testando tem uma resolução de 1280×768. Quem escolheu essa resolução de 800×600 foi a Nokia para seus aparelhos ficarem mais baratos.

          • Neo Fahrenheit

            Ah, mas bem que a Microsoft podia dar um “sacode” na Nokia… :)
            Deixo claro aqui, então, minha maldição a Nokia!

            Um celular de R$1000,00 ter a mesma resolução de outro aparelho com metade do preço é meio estranho. Bom, fui em uma loja e testei o Lumia 820. Não notei nenhuma pixelização na tela e olha que aproximei bastante o aparelho dos olhos até não conseguir focar direito. As fotos parecem boas, arquivos no Office também. Só não pude testar o navegador, lugar mais provável onde essa resolução baixa pode ter mais efeitos negativos.

          • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

            A pixelação nos aparelhos com telas de AMOLED é diferente dos aparelhos LCD. Os pixels do LCD são todos do mesmo tamanho, quadrados nas 3 cores padrão (verde, azul e vermelho) enquanto as telas de AMOLED tem o pixel vermelho e azul maiores com o dobro de pixels verdes. Veja na imagem anexa a diferença entre os dois. Essa diferença causa diferença na pixelação.

          • Neo Fahrenheit

            Interessante.

            Será que a tela AMOLED diminui essa sensação de baixo ppi?

          • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

            Diminui um pouco, mas dependendo do tamanho da tela ainda da pra notar a pixelação.

          • Augusto Vilela

            só comprar um ativS da samsung ou um lumia 920 que ambos tem resolução de cair o queixo.

    • Henrique

      não tenho certeza mas a tela do L720 tem a tecnologia Clear Black!

  • Ednei Monteiro

    O meu 520 tem a verificação de armazenamento (Storage Check).
    Lembrar também que alguns jogos TOP como Batman Dark Knight Rises, só rodam nos aparelhos com 1 GB de RAM. Quanto a tampa, discordo da segurança ao segurar. A branca e preta tem um acabamento parecido com o do 820. O que deixa o aparelho escorregadio. O meu 820 ficou melhor com a tampa traseira amarela que dá uma “aderência” melhor.

    • Rogerio

      Olá Amigo, o meu não tem esse aplicativo e olha que peguei essa semana? Tem na Loja?

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Storage Check é diferente do Data Sense pessoal, não vamos confundir, ta gerando uma confusão isso já.

      • Ednei Monteiro

        Sei bem a diferença. E tenho os dois no 520. Por isso escrevi com todas as letras: Verificação de Armazenamento.

        • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

          Sim, não respondi pra ti, e sim para ficar constado para outras pessoas que estão confundindo as coisas.

  • Mieiro

    Fabio boa tarde eu vi pelo print que esse Lumia 520 veio com o app do Data sense. Ele veio por default? Meu Lumia 920 não tem esse app e ele não é de operadora sabe algo a respeito do Data sense? Obrigado..

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Exatamente, não sei por que o Lumia 520 que testei tinha o data sense. O Lumia 920 que estou testando não tem. Pelo que sei é um recurso que a operadora libera, mas no caso dos aparelhos de testes eles vêm sem sererm atrelados a operadoras então não sei direito como isso vai funcionar.

      • http://www.facebook.com/guilhermemanso Guilherme da Silva Manso

        Esse recurso só é liberado após a atualização para a firmware 1308.xxxx e posterior atualização dos aplicativos de sistema da Nokia.

        • Mieiro

          Bem o firmware do meu 920 é o 1308.0001 veremos atualizações posteriores então… Valeu pela dica.

        • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

          Guilherme, você está enganado, o Data Sense não tem nada a ver com a Nokia. O Lumia 920 que eu estou testando tem esse firmware em questão e não tem o Data Sense não. Eu acho que você está confundindo com o Storage Check.

          De todos os aparelhos com Windows Phone 8, dos mais atualizados aos mais defasados, o único que eu vi o Data Sense foi o Lumia 520.

          • Mieiro

            Estranho isso…realmente não dá pra entender o negócio é esperar mesmo..

          • http://www.facebook.com/gibafsg Gilberto Guimarães

            Oi Fabio, como faço para colocar esse firmware no meu Lumia 920 adquirido na Nokia Store (ou seja, open e para o mercado brasileiro)? Ainda não apareceu nenhuma atualização no meu celular. :’(

          • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

            O firmware é atualizado OTA. Vá em configurações > atualização do telefone > Verificar atualização. Se não aparecer pode ser que seu telefone já esteja atualizado ou que a atualização ainda não foi disponibilizada para seu aparelho. Mas esse firmware não trás nada de novo a não ser o Storage Check. O Data Sense tem que ser habilitado a nível de SO e não de firmware.

      • Marcelo

        Esse Data Sense é um app separado? ou ta escondido nas configurações?
        Comprei um 520 pra minha mãe…. da Vivo e não vi esse data sense em lugar nenhum..

        • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

          Esse Data Sense é um aplicativo nativo do sistema operacional, é um recurso do Windows Phone e não algo que a Nokia coloca nos aplicativos. Depende das operadoras liberarem o recurso, no Brasil nenhum aparelho tem o Data Sense funcionando, mesmo os sem operadora. Somente essa unidade de testes do Lumia 520, de todos os telefones que testei, tinha o Data Sense habilitado.

          • Mieiro

            Será que não seria a versão do S.O do aparelho Fábio?

          • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

            A versão do 520 que testei é a mesma do 920 que estou testando. Não sei dizer por que não ta habilitado em outros aparelhos.

          • http://www.facebook.com/VicctorAlvees Viictor Alves

            Comprei um Lumia 520 na Ricardo Eletro, e ele veio com o Data Sense.

      • Allisson

        Meu irmão comprou 2 Lumia 520, um branco e um preto e ambos vieram com o Data Sense, Pegamos os celulares na Loja da Nokia do Shopping Del Rey em Belo Horizonte!!

      • http://www.facebook.com/guutosantana Augusto Santana

        O meu tem o data sense..

  • Francisco Lunardi Valandro

    Só uma coisa, não esperem tão cedo que a MS libere para instalar apps no cartão, nem os android mais novos podem (procure sobre o S4 e verá), o risco de perda de performance (e mimimi na internet) é muito grande, quase todos os cartões SD a venda são muito lentos e suscetiveis a erros.

    • Lumia

      Engraçado que eu tenho um Nokia Lumia e consigo instalar apps no cartão SD.
      Basta muda a região do aparelho.

      • Francisco Lunardi

        Vc pode COPIAR pro cartão SD, mas ele vai instalar na memoria do aparelho.

    • Gilson Rocha

      O S4 com o ultimo update pode instalar no cartão SD

      • Francisco Lunardi

        Pode mover os apps da samsung, apps baixados da Play continuam sendo instalados na memoria do aparelho.

  • josoe

    meu lumia 520 tambem tem esse app Data Sense….,adorei o aparelho,muito bonito!!!!!

  • Rodrigo Mendes

    8GB enche muito fácil? Amigo, só se o usuário for um adolescente ou uma criança para instalar mil jogos. App tem que rodar direto na memória do aparelho, jamais a MS vai ceder nisso. App rodando em SD = lentidão. Vide Android.

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Não falei nada sobre MS ceder e nem desempenho, mas sendo bem honesto, nos dias de hoje 8GB não é nada. O jogo Asphalt 7 sozinho já consome quase 1GB e as pessoas instalam muitos aplicativos em seus telefones. Eu uso um aplicativo chamado The Chive, que baixa fotos divertidas e interessantes, os arquivos temporários desse aplicativo são de tamanho grande (devido a qualidade das fotos), além disso tem aplicativos como o Youtube que consome bastante de arquivos temporários para armazenar vídeos, tem os seus emails (que se forem muitos como os meus) consomem boa parte do espaço, além do Windows Phone sozinho consumir mais de 2 GB de armazenamento.

  • http://www.facebook.com/bruno.vazquez.10 Bruno Vazquez

    A bateria do meu não dura isso tudo. Termino de carregar e só da 14h ~ 16h restante. Se eu jogar um pouco, usar wifi e/ou 3g e ouvir música, a bateria não dura mais que umas 6h ~ 8h. Deixo o brilho no médio e todo o resto desativado na maior parte do tempo e mesmo assim não dura muito. Usando bastante o meu antigo Lumia 710 a bateria durava mais ou menos o que meu 520 dura usando levemente. Acho que posso ter pego uma bateria meio bichada rs.

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Tente deixar o brilho no automático. Usar o fundo branco também consome mais bateria que o fundo preto. O 3G consome bastante bateria tb. Eu só ligava quando precisava. Mas meu uso normal é ouvir algumas músicas, normalmente via Bluetooth no carro, usar a internet por alguns minutos e falar muito, mas muito mesmo, no telefone.

      • carlos

        tenho ouvido muitas queixas em relação a bateria, fabio o q vc me diz sobre isso?

  • Amarildo

    Tenho um Lumia 710 WP7.8 e estou querendo mudar para WP8. O Lumia 520 seria uma boa troca? Utilizo mais para navegar na internet e a camera ocasionalmente. Pensei em aguardar o Lumia 720 mas não estou podendo investir muito em smart no momento.

    • http://www.facebook.com/leonardo.vedovate Leonardo Vedovate

      estou na msm situação q vc cara.

      • Amarildo

        Pois é Leonardo…mas acho que vou esperar mais um pouco e trocar pelo 720…acho que vai ser mais em conta depois de utilizar o 710 que possui flash e bússola que não estão presentes no 520…

        • http://www.facebook.com/leonardo.vedovate Leonardo Vedovate

          a bussola seve para que?? interfere no GPS (pois utilizo bastante o gps do meu cel).

          • Amarildo

            Pelo que li no post serve para alguns aplicativos como o Nokia Lente, mas creio que não interfira no GPS pois ele possui esta função…

          • http://www.facebook.com/guutosantana Augusto Santana

            nokia lentes nem uso.. é Legal, mas acho que nao chega a ser um fator de compra.. Eu ate agora nao senti falta da bussola pra nada.. Usei o gps e funcionou perfeitamente..

      • http://www.facebook.com/guutosantana Augusto Santana

        Se tiver mais dinheiro, espere o 720 aparecer novamente nas lojas.. Mas se tiver meio sem grana como eu, troque sem medo. O aparelho é excelente. Eu tive um 710, depois um defy e agora o 520. O melhor é o 520. Surpreendente esse aparelho

  • Jonathas Silva

    Bom dia amigos…Comprei meu Lumia 920…Mas sabemos que o país passa por um período de muito crimes, roubos, assaltos, etc. E então gostaria de saber como faço para que se um dia meu Lumia for roubado eu possa rastrea-lo e te-lo de volta… Sabemos que não estamos imunes desse tipo de coisas…Há alguma coisa que eu possa instalar nele para ter seu rastreamento? Fico no aguardo

    • Augusto Vilela

      só vc ir no site http://www.windowsphone.com e faça o login com o hotmail normalmente. Depois aparece uma página personalizada com a localização do aparelho e as opções. lembrando que só dá para localiza-lo quando estiver ligado!!

  • http://www.facebook.com/leonardo.vedovate Leonardo Vedovate

    Vale a pena trocar um lumia 710 por esse 520???

    estou pensando muito em trocar, mas diante desse review eu fiquei meio com o pé atraz. Queria trocar principalmente para ter mais aplicativos como o novo facebook beta, pois o WP 7.8 a Microsoft abandonou de vez.

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      com certeza, a única coisa que vc vai sentir falta é o flash.

      • http://www.facebook.com/leonardo.vedovate Leonardo Vedovate

        eu estou meio com um pé atras por causa da tela, se ele ficar muito pixalizado fica ruim pra mim, pois gosto de ler noticias e etc com o cel. outra coisa, a bussola interfere muito, tipo, o gps funciona normal sem ela??(q é o q me interessa com a bússola)

        • http://www.facebook.com/guutosantana Augusto Santana

          Cara, nao e a melhor tela, mas nao faz feio.. Tirando o preto que nao é tao intenso como no 620, nao é nada negativo a qualidade da tela.. O gps pra mim funcionou normal.. Tenho o 520 e tenho um 710 com meu pai.. E o 520 é muito superior ao 710 em td.. Voce nao ira se decepcionar com a tela.. So estranhei um pouco ela nao ser aquela tela que fica pretona quando ta apagada.. Mas nada que uma pelicula fosca resolva rsrsr… Enfim, vale a pena. melhor custo x beneficio sem sombra de duvidas,

          • http://www.facebook.com/leonardo.vedovate Leonardo Vedovate

            meu primo comprou um 520 e a tela dele não é ruim, mas vou comprar um 720 por conter um a câmera melhor e pq consegui um $$$ extra.

      • http://www.facebook.com/leonardo.vedovate Leonardo Vedovate

        o flash eu nem ligo muito, quase não utilizo a do meu 710.

      • http://www.facebook.com/leonardo.vedovate Leonardo Vedovate

        Aliás, muito bom o review, o mais completo e imparcial q eu vi até agora. Parabéns!!!

  • Fabiano Favilla

    Fábio, vc fala muito a palavra “defeito” no vídeo, acredito que essa não seja a palavra ideal. Ninguém quer comprar um telefone com defeito, concorda? Acho q vc quis dizer “limitação”, não foi isso? Crítica construtiva… rs

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Sim, muitas vezes no vídeo eu me corrijo também por causa disso, mas as vezes a palavra defeito escapa, hehehehe.

  • Fabiano Favilla

    Fábio, vc sabe se existe uma versão “Data Sense” ou similar para o WP 7.8 ? Gostei muito desse gestor de dados/recursos… Grato e parabéns pelo site!

  • http://www.facebook.com/walessan.azevedo Walessan Azevedo

    Quero comprar um 520 branco mais não to achando em nenhum lugar! nem o preto, se alguém souber um lugar aki do Rj ou site que esteja disponível avisem fazendo favor :)

  • Fernando Miguel

    Galera,

    Eu tenho um Lumia 920 da operadora Oi no Rio de Janeiro e desde o início eu tenho o data sense. Achei que isso fosse normal, mas pelo vídeo acho que não. Espero ter ajudado.

  • Allisson

    Fabio, seu review foi perfeito, bem imparcial, um dos melhores que já vi, só tenho algumas ressalvas, não é Dobly e sim Dolby, a questão do 520 não estar aparecendo a parte de áudio é por causa de um Bug que devem arrumar com o próximo firmware e com relação ao equalizador o mesmo não tem nada a ver com o Dolby, são coisas diferentes, Dolby é a função de mandar áudio 5.1 para os fones de ouvido. Quando peguei meu 620 o mesmo veio com equalizador e sem Dolby, depois lançaram uma atualização que apareceu o Dolby e também a função de nivelamento de áudio.

    Abração e continue fazendo reviews como este, já virei fã de carteirinha do vnext.

  • Amarildo

    Não poder instalar o Nokia Lente??…bah desisti do 520….este aplicativo é um dos mais interessantes do meu 710…acho que aguardar o 720 até o final do ano!!

  • Spiegel

    Ola,

    Sei que o que vou comentar não tem a ver exatamente com o discutido aqui, mas algo me chamou a atenção após ler detalhes do Lumia 520 e resolvi as colocar aqui e saber opiniões dos amigos.

    Possuo um Lumia 900 que comprei a 2 meses e estou satisfeitíssimo com ele, mas as configurações desse Lumia 520 são bem parecidas, um ou outro detaleh se diferem, pois bem, a minha questão e exatamente a seguinte:
    O Lumia 900 não seria capaz de rodar o Windows Phone 8?
    Não vi impedimentos para isso, mas creio que ao meu ver seria o caso de se pesquisar essa possibilidade.
    Obrigado

  • DAYVIT

    EU TENHO E APROVO, ELE E EMPRISIONANTE.

  • VANDER LUMIA

    AE GALERA COMPREI L520 E NAO ME ARREPENDI. ESSE SMARTPHONE DA NOKIA E MUITO SHOW ALEM DISSO E A SENSAÇÃO NA MINHA SALA DE AULA KKK TODO MUNDO PERGUNTANDO O PREÇO E DESEJANDO ELE KK. JOGOS SUPER MANEROS E APLICATIVOS SHOW DE BOLA. EMFIM ESSE E UMA MEGA SMARTPHONE BBB. BOM,BONITO E BARATO. SO TO COM UM PROBLEMINHA A A BATERIA DELE NAO DURA TANTO ASSIM COMO TEM NO REVIEW NAO.PELO MENOS O MEU NAO. EU ESTUDO DE 7:00 AS 17:00 E NAS HORAS VAGAS USO MUITO ELE COMO POR EXEMPLO ESCUTO MUSICA, ENTRO NA INTERNET VIA WI-FI USO BLUETOOTH EMFIM EXTRESSO BASTANTE A BATERIA OU SEJA NO FINAL DO DIA ELA JA ESTA ENTRE 10% E 20%. MAIS CHEGAR A 1 DIA E UMA 1 HORA DE USO SEM DESCARREGAR ISSO NAO ACONTECE COM O MEU NAO POR QUE? OLHA QUE DEPOIS DISSO EM DESLIGO. TODAS AS CONEXOES DE REDE ENTRE OUTROS……. E AS VEZES ELA DESCARREGA SOSINHA POR EXEMPLO CARREGUEI ELE TODO 100% QUANDO FUI VER ELA JA TAVA EM 80% ISSO SEM MEXER EM NADA E SEM NADA LIGADO. NEM UMA CONEXAO COMO WI-FI ESSAS COISAS…EMFIM NAO SEI POR QUE ISSO QUERIA RESPOSTAS. MAIS APESAR DISSO NAO ME ARREPENDO DE TER COMPRADO E RECOMENDO QUE TA NA DUVIDA COMPRAR.SEM EXITAR OK. #WP8 SHOW DE BOLA #LUMIA SENSAÇAO VLW NOKIA

  • Lucas

    Fábio, comprei um Nokia Lumia 520 e ele demora menos de 2 horas para recarregar quando é descarregado totalmente. Esse tempo é menos que outros celulares que eu tive. Isso acontece com o seu?

  • Alessandra Santos

    meu unico problema é que ainda não consegui descobrir como compartilhar uma foto ou um post do face de um amigo por exemplo. M e ajuda??????

  • Augusto Vilela

    quais os apps da NOKIA que vem embarcados nesse aparelho e quais os que dão para baixar já que o aparelho tem limitações? a marketplace já aceita cartões com bandeira nacional?

  • Priscila

    Como faço a troca do formato da hora para am/pm?

  • Priscila

    Como faço para trocar o formato da hora para am/pm no 520?

  • Dayane

    Não consigo tirar fotos e nem fazer filmagens com meu luia 520, ele volta ao menu… Alguém sabe por que isso acontece e como arrumar?? :/ Obrigada!!

  • Cimar

    Eu sincronizei sem querer meus contatos do Hotmail para o meu Lumia 520. Como faço pra desfazer isso????

  • jose

    Moro nos USA e tenho um Nokia 520 que comprei desbloqueado. Esse telefone aceita SIM card (chip) ai no Brasil?

    • ACAkerlund

      Sim, mas o formato padrão ainda não é o microSIM aqui no brasil, então teria que comprar ou um novo (que as operadoras vão insistir em te empurrar um plano feladaputa de escroto), ou comprar um normal e cortar (o que eu fiz).

  • Daniel Rocha

    Como não falar sobre o reconhecimento de voz PERFEITO?
    Ele reconhece coisas do tipo: Ligar para Pai(quando se configura como apelido), sem dúvida é a surpresa do L520 e todos admiram!
    Pra se ter uma idéia ele tem reconhecimento diferentes quando se adiciona o apelido Mae e não Mãe. É sem dúvida impressionante. Tem gente que até ri quando eu uso. rsrsr

    • Daniel Rocha

      Digo, supresa do Windows Phone em geral.

  • Bruno

    Qual o tipo de fone que o lumia 520 aceita

    • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

      Fone com conector P2 normal mesmo.

  • Ana

    Alguém sabe me dizer como faço para aumentar o áudio nas chamadas (ligações)???

    Quando estou em ambiente silencioso o volume é satisfatório, porém, quando estou na rua, por exemplo, fica quase impossível conseguir ouvir alguma coisa durante as ligações…

    Alguém poderia me ajudar? Agradeço.

  • Marcelo Assis

    O meu Lumia 520 não quer carregar a bateria, aparece na tela o desenho da bateria e uma tomada com um traço na diagonal. Será que o carregador já era? Agradeço toda e qualquer ajuda.

  • Éricka

    Alguém sabe onde compro o L520 vermelho? Procuro sempre mas não encontro, só branco ou preto…

  • RAFA

    Eu recomendo! Tava com um pé atrás se comparava ou não. Sempre usei android, resolvi arriscar e não me arrependi. Tem alguns pontos negativos, mas pela faixa de preço é excelente!

  • chicoliso

    achei meio bosta

  • antonio

    gosto do lumi 520

  • http://winphoneblog.com.br Fabio Teixeira

    Agora me diz, para que você precisa de um gerenciador de arquivos, qual é a fissura que tem em saber qual pasta esta qual arquivo? O importante não é todos os arquivos estarem a disposição de maneira fácil e rápida quando se precisa?

  • AndreHBuss

    Eu também não entendo qual o motivo dessa necessidade. Deixa o OS gerenciar os arquivos. Se é para gastar tempo gerenciando telefone a Microsoft estava fazendo Windows Mobile. O OS tem que trabalhar e não a gente hehehehehe